JM Online - Mobile

Uberaba, 23 de favereiro de 2018

Play Store App Store

POLÍTICA

topo

Tribunal de Contas intima Pimentel por retenção de repasses do IPVA

Uberaba, 14 de favereiro de 2018

Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) determinou a intimação do governador Fernando Pimentel (PT) para prestar esclarecimentos sobre denúncia de atraso e retenção de repasses do IPVA e do ICMS às prefeituras. A representação contra o Estado foi feita pela AMM (Associação Mineira dos Municípios) na semana passada.

O Tribunal deu prazo de 48 horas para a manifestação do governo mineiro e a apresentação de documentos para justificar os problemas relatados pela entidade.

O gerente-geral da Agência Setor Público do Banco do Brasil em Belo Horizonte também foi intimado, nos mesmos moldes, para se manifestar sobre a denúncia de atraso nos repasses, sob pena de aplicação de multa pessoal no valor de R$10.000,00.

O texto da representação enviada pela AMM relata que o estado de Minas Gerais vem deixando de repassar ou faz o pagamento com atraso da parcela do IPVA e do ICMS. A denúncia também contesta a sonegação de informações à entidade sobre o valor arrecadado e repassado.

Na representação, a associação pede liminar determinando ao Estado para regularizar o pagamento, com incidência de juros e correção monetária. Além disso, pede ao Banco do Brasil para que repasse imediatamente as quantias recebidas dos contribuintes referentes ao IPVA.

Segundo a representação, os recorrentes atrasos afrontam não apenas o texto constitucional e o pacto federativo, como também prejudicam a execução dos orçamentos municipais, preparados de acordo com a arrecadação prevista dos tributos.

Após protesto no início do mês, o Governo de Minas anunciou o repasse automático dos valores recolhidos do IPVA e do ICMS. Além disso, comunicou o acerto esta semana das parcelas atrasadas da manutenção do transporte escolar referente ao ano de 2017. 

Versão clássica do JM Online
Institucional
Ir para o site Rádio JM 730
Telefone: (34) 3331-7900 - Fax: (34) 3321-8200
Todos os direitos reservados
Jornal da Manhã - 2015