JM Online - Mobile

Uberaba, 19 de novembro de 2018

Play Store App Store

CIDADE

topo

Sebrae registra só 15 contratações nas MPE de Uberaba, em 2017

Uberaba, 12 de favereiro de 2018

 Sebrae realiza levantamento de empregos gerados pelas Micro e Pequenas Empresas (MPE) mineiras em 2017 e descobre que em Uberaba foram registradas apenas 15 contratações durante todo o ano passado. Os dados divulgados pelo Sebrae foram contabilizados a partir do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Belo Horizonte, Betim e Uberlândia foram as cidades que tiveram os melhores resultados na geração de empregos pelas Micro e Pequenas Empresas (MPE), sendo que em Uberlândia foram criadas 1.248 vagas. As cidades de Patos de Minas, Iturama, Montes Claros, Varginha, Nova Lima e Paracatu também se destacaram neste sentido.

Por outro lado, no ranking das cidades mineiras com pior desempenho na geração de postos de trabalho pelas MPE estão Serra do Salitre, Governador Valadares, Muriaé, Itabira e Janaúba. Em Uberaba não houve saldo negativo, mas a geração de apenas 15 novas vagas chamou a atenção.
De acordo com o analista do Sebrae, Marcius Marques, apesar de um ganho pequeno, Uberaba registrou um resultado positivo, uma vez que várias cidades tiveram saldo negativo. “Acredito que este saldo positivo está relacionado às políticas públicas que estão sendo desenvolvidas. Temos que comemorar esse resultado que é de grande relevância”, explica. Contudo, vale ressaltar que é inevitável a comparação do resultado de Uberaba com Uberlândia, que teve uma geração de emprego bem maior. Entretanto, Marques explica que são cidades distintas e essa diferença é em virtude da concentração de micro e pequenas empresas. Uberlândia tem muito mais MPE que Uberaba e é a segunda maior cidade do Estado.

Com relação a outros municípios, inclusive até menores que Uberaba, como Iturama, por exemplo, que teve uma geração de emprego maior, é preciso levar em consideração algumas questões. “Na região de Iturama existe uma grande concentração de usinas e isso aumenta a empregabilidade de pequenos negócios, uma vez que são fornecedores para as grandes empresas”, finaliza Marcius Marques.

Versão clássica do JM Online
Institucional
Ir para o site Rádio JM 730
Telefone: (34) 3331-7900 - Fax: (34) 3321-8200
Todos os direitos reservados
Jornal da Manhã - 2015